Um ponto de outdoor tem valor por dois motivos principais: quantidade de carros / pessoas que passam na frente e pelo perfil do público que é atingido naquele bairro ou via de acesso. As empresas que negociam outdoors sempre disponibilizam listagens atualizadas de pontos com:
– Fotos do outdoor;
– Endereço completo com mapa de localização;
– Descrição e perfil do bairro;
– Quantidade de veículos que passam na frente do ponto em dias da semana, finais de semana e total do mês;
– indicações de estabelecimentos importantes que ficam próximos como: mercados, shoppings, parques, terminais de ônibus, terminais rodoviários e aeroportos.
O que favorece a escolha de um ponto de outdoor?
– Ângulo do outdoor em relação a via principal de acesso;
– Distância da estrutura do outdoor em relação a passagem de pedestres e a rua;
– Engarrafamentos na rua;
– Proximidade ao ponto de interesse (como a loja do cliente);
– Proximidade a locais de grande fluxo de pessoas;
– Proximidade com outdoors da mesma empresa que possam ser combinados para criar uma sequência de informações ou unidos para criar um “Mega outdoor“.
O que desfavorece a escolha de um ponto de outdoor?
– Postes, fiação elétrica, árvores e prédios que atrapalhem a visão;
– Placas, letreiros, faixas e fachadas que poluam visualmente o local e tirem o foco do outdoor;
– Proximidade de outdoors com marcas concorrentes com ofertas mais interessantes ao público;
Tendo isso em mãos é necessário ter a avaliação de um bom profissional de mídia, principalmente se a contratação for feita a distância. O mídia é quem conhece os pontos das exibidoras de outdoor e monta o roteiro ou mapa de pontos de acordo com a estratégia adotada pelo cliente. Quando a contratação é local o cliente costuma fazer uma visita de avaliação de pontos junto com um representante da agência de comunicação ou da veiculadora.